terça-feira, abril 24, 2007



25 de Abril








É o dia de maior liberdade para a minha família, para toda a gente.
Nesse dia, em 1974, o povo revoltou-se porque estava cansado do sofrimento que o governo impunha e dos pides a espiarem por toda a parte.
Até os meus avós e os meus pais sofreram muito antes do 25 de Abril de 1974, pois o governo da ditadura era muito mau, prendia pessoas inocentes só por falarem contra a política de Salazar ou de Marcelo Caetano.
Agora, depois do 25 de Abril de 1974, ficámos mais livres e autónomos, podemos dar as nossas opiniões e podemos votar.
Quando houve a revolução do dia 25 de Abril, em 1974, os soldados receberam muitos cravos porque as pessoas estavam alegres e felizes. Há até uma imagem forte e marcante, a de um menino a pôr um cravo dentro da espingarda do militar!
Até tive raiva e chorei quando me contaram as histórias do que a minha mãe sofreu em pequenita, quando esteve internada num colégio de freiras no Porto. Aí, bateram-lhe muito, trataram-na muito mal, ponham-na de castigo numa cave cheia de ratos e outros bichos e tantas, tantas outras coisas horríveis lhe fizeram…
Ainda bem que todas essas coisas acabaram. Ainda bem que há liberdade. Por isso é importante não esquecermos, por isso é importante contar aos mais novos as coisas do antigamente, para eles saberem a sorte que temos por ter havido o dia 25 de Abril de 1974.
Aproveitemos bem este dia!