terça-feira, novembro 14, 2006




O Amor entre a neta e o avô!


Esta é a história contada pela minha mãe sobre a relação de amor que manteve com o seu avô até que a morte os separou...



A minha mãe foi criada pelo avô, que a ensinou, entre muitas outras coisas, a pronunciar, a escrever, a ler. Até a obrigava a consultar o dicionário quanto a minha mãe não sabia umas palavras difíceis ...

O avô, era como se fosse o pai de minha mãe, estava sempre disposto para a ajudar em tudo e andava sempre colado à minha mãe porque os pais da minha mãe são surdos e não sabiam como ajudá-la. especialmente na pronúncia das palavras.

Mais tarde, quando a minha mãe já era adulta, começou a trabalhar, mas logo se começou a sentir mal por estar longe do avô. Agora, só podia estar com ele algumas noites e aos fins de semanas, quando antes passavam os dias juntos. Foram tempos muito difíceis para ambos. A minha mãe, embora muito lentamente, foi-se habituando a esta separação, para o avô foi muito mais complicado.

Subitamente, o avô ficou muito doente, foi-lhe detectado um tumor no pescoço.

A minha mãe, quando soube, ficou pálida, sem forças, nem conseguiu abrir a boca para expressar a sua dor por não poder estar com ele diariamente, por não poder, como no passado, cuidar dele quando estava adoentado!

O avô fazia quimioterapia todos os dias, reagia mal aos tratamentos e estava a piorar...

A mãe, abalada e infeliz, sem poder fazer coisa alguma para o auxiliar, para lhe minorar o sofrimento, passou a andar muito mal humorada e a pensar constantemente nele...

E um dia, a minha mãe acordou cheia de dores no pescoço, no mesmo sítio onde doía o pescoço do avô. O avô logo que soube, esforçou-se ao máximo e foi ter com ela ao hospital para a ajudar.

Na consulta, o médico olhou os dois e dirigiu-se ao avô pois pensou que o doente era ele. O avô apressou-se a esclarecer:

-Sei que está a pensar que sou eu o doente mas não, é a minha neta!

Mas o médico, olhando os olhos e o rosto amarelado do avô, respondeu:

- O senhor... bem... o senhor tem um aspecto muito cansado, debilitado... os olhos amarelados e o rosto está muito pálido...

O avô retorquiu muito rapidamente:

Eu sei, estou a ser tratado. Mas agora estou preocupado com o estado de saúde da minha neta, é preciso ver o que se passa com ela porque a dor no pescoço mal a deixa segurar a cabeça.

Entretanto, o médico examinou a minha mãe e disse-lhe que era um torcícolo muito forte, afirmando-lhe que repouso seria o suficiente para a mãe ficar boa e passou-lhe um atestado por um mês.

Então a minha mãe e o avô ficaram mais aliviados e até muito contentes, assim poderiam estar, de novo, juntos.

E assim aconteceu, a mãe foi melhorando e pôde tratar o avô com medicamentos, alimentos e amor.

Felizmente ficou com ele até que a morte os separou!

O avô foi levado para o céu todo feliz por a mãe ter estado sempre com ele, se assim não tivesse acontecido a mãe também teria ficado infeliz e nunca conseguiria aceitar a morte do avô. Mas assim, graças ao torcícolo, a mãe, ainda que com grande tristeza pela perda do seu querido avô, encarou a sua morte com serenidade!




2 Comments:

Blogger Natureza said...

Eu acredito que, há uma ligação invisivel entre avô e neta, ou, qualquer um familiar e outro familiar, sempre tem uma ligação do amor... Todas as famílias até tua família, até minha família sempre temos essa ligação, por exemplo, eu e minha irmã somos muito ligadas, afinal somos parentes principais, e tu e um familiar.
Existe e, se não existir, mas eu acredito que existe mesmo todas as famílias mesmo orfãos.
Beijos.

10:57 da tarde  
Blogger wind said...

bonita história:)
beijos

4:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home